Campanha de vacinação contra a gripe 2022: estratégias de marketing para sua farmácia

Embora geralmente não seja considerada uma doença grave, a gripe sazonal mata até 650.000 pessoas em todo o mundo a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Então, quando se trata de vacinação, as farmácias do Brasil podem ajudar na imunização e abertura de campo para proteção individual contra a gripe. Ficando claro que a vacinação contra gripe reduz os números de internações, complicações e obtidos da população, por isso, sua importância.


Segundo pesquisas, 73% das pessoas buscam por sintomas e respectivos tratamentos na internet, sendo que 1 a cada 20 buscas no Google está relacionada à saúde. Isso demonstra o grande interesse da população em saber mais a respeito das enfermidades pelas quais passam. Nesse sentido, podemos dizer que iniciar ações de marketing na internet é o primeiro passo que sua farmácia deve dar para criar identificação com o público almejado.


COMO A FARMÁCIA PODE AJUDAR?


Se a farmácia estiver adequada conforme preconiza a RDC 197/17, ela possui uma grande importância para conscientização da população, trabalhando na ampliação do acesso desse público as vacinas. Outra vantagem é poder vacinar pessoas que não estão contempladas para receber a vacinação na rede pública.


RESUMO DA RDC 197/17 O QUE ELA DIZ SOBRE ISSO?

Depois de aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi possível ampliar o serviço de vacinação e acesso para população;

O ambiente deve ser privativo e o farmacêutico deve estar devidamente habilitado para aplicar vacinas. As vantagens de se vacinar em farmácias são diversas sendo uma delas o horário de funcionamento, já que algumas farmácias funcionam 24hrs.


DESEJO TOMAR A VACINA DA GRIPE E AGORA?

Todo ano existe a campanha nacional de vacinação contra a gripe, o próprio ministério da saúde juntamente com o governo lança campanhas focados no público-alvo. Os grupos contemplados pela campanha podem receber a vacinação em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As pessoas que não se enquadram dentro da faixa para tomar a vacina por obtê-la por meio de clínicas particulares e farmácias que possuem consultório farmacêutico.


COMO DIVULGAR A APLICAÇÃO DE VACINAS NA FARMÁCIA

O primeiro passo é planejar e saber que campanhas de saúde, exigem conhecimento do público alvo. Quando falamos da vacina contra a gripe, falamos de todas as fases da vida do indivíduo a partir dos 06 meses de idade até idosos.


A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem inicio em abril e percorre até junho de cada ano, vale uma atenção redobrada para esse período.


A compra de vacinas deve ser antecipada, tendo em vista que os fornecedores pré agendam as compras, já que na época costuma faltar para os compradores e devido a grande saída do imunizante.


Os balconistas, farmacêuticos e equipe geral deve está alinhada a proposta da campanha, divulgando para os clientes que chegam até a farmácia, bem como, o marketing da farmácia na divulgação dos serviços via web.


DICAS EXTRAS GERAIS SOBRE VACINAÇÃO

  • Faça visitação médica a Pediatras, Ginecologistas e Geriatras e durante as visitas deixe materiais de divulgação das vacinas.

  • Anote as vacinas que médicos mais prescrevem para não deixar faltar na farmácia.

  • Divulgue na rádio e TV Divulgar os serviços de saúde e vacinação em rádio e TV da cidade.

  • Ofereça descontos para os clientes que chegarem com a indicação do médico na farmácia.

  • Faça um combo iniciais de vacinas da criança até 1 ano, com desconto especial para clientes que fechar o pacote.


Escrito por: André Rivaldo - Consultor Farmacêutico

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo