O que nunca te contaram sobre o melasma

Atualizado: 19 de Ago de 2019



O melasma nada mais é que uma disfunção na pigmentação da pele que se dá pela agregação de melanina, pigmento que desenvolve a nossa cor. Denise Steiner, doutora em dermatologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca : "Elas são manchas acastanhadas que não coçam ou doem, não são uma doença, mas podem afetar a autoestima de quem as apresentam". As mais afetadas pelo melasma são a mulheres entre 25 e 40 anos, sendo que apenas 10% dos homens apresentam alteração na pele. Pessoas negras, morenas, asiáticos e latinos, têm maior predisposição a encarar esse desconforto.

Pessoas que notarem o surgimento de manchas na pele devem imediatamente procurar um esteticista, dermatologista e demais profissionais inseridos no ramo da estética para o tratamento. Vale ressaltar que o profissional deve, primeiramente, realizar uma anamnese visando avaliar o quadro clínico do paciente. Os pontos fortes a serem tratados em uma consulta são: frequência de exposição ao sol, uso de medicamentos (como por exemplo anticoncepcionais), gravidez e histórico familiar

MELASMA NA GRAVIDEZ

Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não é responsável pelo surgimento de manchas, não existe uma causa decisiva para o surgimento do quadro. Acontece que durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele, por isso que 70% das mulheres com predisposição para o melasma notam o surgimento nas primeiras semanas de gestação. Para tratar o melasma durante a gravidez, também conhecido como cloasma, deve-se usar o protetor solar e hidratantes naturais diários. De preferência, os produtos devem ser hipoalergênicos e oil free, para que não provoquem oleosidade na pele e, assim, evitar o surgimento de espinhas, também comuns na gravidez.

Outro fato que chama a atenção é a piora de quem já possui manchas durante inverno. Devido a época do ano muitas pessoas descartam o uso do protetor solar levando-o à uma maior exposição aos raios ultravioletas, por isso, costuma surgir umas manchinhas nessa fase.

Como dito anteriormente, a hiperprodução de melanina causa o acúmulo da mesma, que fica alojada em algum lugar dentro da pele. Dessa forma, as manchas podem ser divididas nas seguintes categorias:

Melasma epidérmico: Quando a melanina se deposita na epiderme, camada mais superficial da pele. É, consequentemente, o melasma de mais fácil tratamento;

Melasma dérmico: Quando o depósito do pigmento fica na derme, camada mais interna da pele, podendo estar ao lado de vasos sanguíneos, nervos e outras estruturas anatômicas. Por isso, possui tratamento dificultado;

Melasma misto: Ocorre quando o depósito pigmentar se dá tanto na derme quanto na epiderme, sendo possível concentração maior da melanina em uma das duas camadas.

O melasma também pode ser classificado de acordo com o seu local de aparecimento:

Padrão facial: Ocorre na face, em qualquer localização;

Malar: Apresenta-se nas maçãs do rosto;

Centro facial: Presente na testa, bochechas, acima dos lábios (maxilar), nariz e queixo;

Mandibular: Ocorre na porção inferior do rosto, abaixo dos lábios, região chamada de mandíbula;

Corporal: Apresenta-se em qualquer parte do corpo, como nos braços, colo, ombros e costas.

TRATAMENTO

Os tratamentos são diversos, e apesar de não haver cura, existem procedimentos capazes de reverter significamente o quadro dos pacientes, são estes: utilização de cremes aliados aos procedimentos de laser e peeling. Os cremes precisam de tempo para agir, geralmente em torno de 45 dias, associados com uma boa manutenção.

A hidroquinona é uma substância capaz de clarear o melasma, ela é usada em concentrações de 4 a 5% e age no melanócito, célula responsável pela produção de melanina. O problema associado ao uso de hidroquinona é a toxicidade relacionada ao uso prologado, o indicativo é a utilização por um período de três meses sendo substituída por outros ativos.

Ácidos são outros ativos que podem ser associados com os cremes "O ácido Kójico, ácido retinoico, ácido glicólico e o ácido ascórbico(vitamina C) são muito usados e podem promover o clareamento.

Retinóides, como Tretinoína, Adapaleno e o Tazaroteno usados em forma de creme ou gel, são úteis para reduzir o escurecimento da pele;

Ácido azeláico, também tem um efeito no controle da quantidade de melanina e escurecimento da pele;

Corticóide tópico, em pomadas, pode ser usado por um curto período, para diminuir a inflamação da pele que pode causar manchas.

Alguns fitoterápicos estão em estudo para serem usados no tratamento do melasma, umas dessas substâncias é o polipodium leucotomas, que pode proteger a pele da influência da luz. "Ele é antioxidante, anti-inflamatório e tem ação protetora da pele, sendo usado por pessoas com doenças. O consumo de substâncias antioxidantes, como o pycnogenol, extraído da cortiça do pinheiro-marítimo, e o pomegranate, retirado da romã, também ajudam a clarear a pele e podem ser indicados.

Os métodos estéticos devem ser realizados por profissionais qualificados e capacitados, e a Smart Consulta®, empresa voltada para o setor farmacêutico, com consultórios exclusivos de vacinação, estética e serviços farmacêuticos diversos, dispõe dessas atividades, onde os executa com total excelência, oferecendo diversos tipos de tratamentos em seus centros de estética.

Dentre os tratamentos estéticos oferecidos pela Smart Consulta® estão:

Peeling químico: onde se utiliza ácidos com concentrações mais fortes que os utilizados em cremes, capazes de remover uma camada da pele. Pode ser tanto para o melasma superficial quanto para melasma mais profundo.

Microdermoabrasão: conhecido também com peeling de cristal é uma técnica que engloba a esfoliação profissional que remove as camadas superficiais da pele que dará mais vigor e aspecto de renovação.

Microagulhamento: é uma técnica que perfura a pele com microagulhas para estimular a produção de colágeno e circulação de sangue na pele, o que pode ser útil para diminuir algumas manchas na pele, além de reduzir as rugas e flacidez do rosto.

Tratamento a laser: é uma ótima opção no tratamento de manchas, a onda de calor exercida sobre a pele corrompe e destrói a melanina. Indicado no caso de melasma profundo ou em casos que os cremes não foram eficientes. A quantidade de sessões varia de acordo com a gravidade da mancha. Deve se ter cuidado para não queimar a pele da cliente.

Além disso, para quem sofre com manchas no rosto os Nutricosméticos, são uma boa opção, confira algumas delas: a luteína e o ácido tranexâmico que protegem a pele contra a pigmentação e por isso é usado em pacientes com tendência ao melasma. Já a vitamina C ajuda na produção de colágeno e elastina o que previne rugas e flacidez, somada à carotenoides e flavonoides, peptídeos de colágeno, selênio, minerais e glicosaminoglicanas.

O Protetor solar é o tratamento mais importante para o melasma, pois, nenhum outro tratamento será efetivo se não houver o uso do fator protetor, deve ser usado com o fator mínimo de 15 FPS, todos os dias, mesmo que o dia esteja nublado ou que a pessoa permaneça em locais fechados. Também é importante evitar a exposição ao sol durante o tratamento das manchas, e se estiver em ambientes ensolarados, é importante repor a camada de filtro solar a cada 2 horas.

Em relação ao melasma é preciso cuidado redobrado em relação a utilização de produtos caseiros, pois, podem ocorrer irritações e efeito rebote na pele. O ideal é procurar um profissional habilitado que possa auxilia-lo (a) no uso desses produtos.

Um dos profissionais do ramo da estética, é o farmacêutico (a) esteta, esse (a) profissional é preparado (a) para ajuda-lo (a) nesse processo, além de poder realizar uma prescrição correta, de acordo com seu fototipo. Em casos extremos, e problemas de saúde que não compete a profissão, o paciente será indicado ao médico dermatologista.



André Rivaldo | Graduando em Farmácia | Consultor de Marketing



  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Consultoria em Consultórios e vacinas

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.
 

Escritório central

Rua Stª Maria 286, Stº Maria Mall , 

Sala 202, Montes Claros/MG

CEP: 39400-115

© Copyright 2018 FRANQUIA SMART CONSULTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS