Como montar um consultório farmacêutico dentro de farmácias?



Você farmacêutico gostaria de montar seu consultório mais não sabe por onde começar? Nesse artigo vamos te ensinar os principais passos para começar do zero a realização do seu sonho.


O setor farmacêutico não se deixa levar pelo conformismo e está sempre inovando e agregando mais estratégias para melhorar a experiência do seu cliente na sua farmácia. Além do produto principal, o medicamento, as farmácias querem realizar serviços de saúde para seu público, atuando na prevenção de doenças e promovendo mais qualidade de vida, tornando a farmácia um estabelecimento de saúde.


Essa inovação para o ramo de drogarias foi consolidada com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) 585 e 586 de 2013, e a Lei federal nº 13.021/14. Antes restritos ao atendimento nos balcões das farmácias, com essas alterações, os responsáveis técnicos de farmácias podem atuar de maneira mais efetiva e formal em sua área de atuação.


A partir dessa atualização permite que o farmacêutico seja coadjuvante no tratamento de clientes, amenizando as grandes filas de hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Proporcionando maior suporte aos tratamentos, os Consultórios em farmácias podem promover ações preventivas e de acompanhamento de saúde sem a intenção de substituir a prática médica mais atuando de forma complementar com esses profissionais.


Quais as normas devo seguir para montar um consultório em farmácia?



Esse é um questionamento importante que devem procurar entender antes de iniciar a implantação dos serviços. Inicialmente é necessário realizar um estudo crítico da legislação que regulamenta os serviços farmacêuticos em drogarias, bem como as atribuições clínicas do farmacêutico e prescrição farmacêutica, como a RDC 44, de 17 de agosto de 2009 e as Resoluções 585 e 586 do CFF de 29 de agosto de 2013. Importante também avaliar a Lei 13.021, de 08 de agosto de 2014, que proporciona informações para a elaboração dos objetivos de um consultório em relação à prestação de serviços em saúde.


Qual a melhor localização do consultório dentro da farmácia?


Avaliar o espaço para instalação do consultório é um ponto relevante, pois deve selecionar um local com boa visibilidade e de fácil acesso para o cliente que entra na sua loja.

Após definir o local, analise se será preciso alguma alteração no layout da loja que seja necessário passar por nova aprovação de projeto arquitetônico na VISA local, para isso será necessário o serviço de um engenheiro ou arquiteto para realizar alteração da documentação. Também deve ser incluído no contrato social e alvará sanitário a prestação dos serviços farmacêuticos na farmácia. Assim que concluído a alteração dos documentos poderá iniciar as obras para montagem da sala de atendimento do farmacêutico.


Quais móveis e equipamentos devo comprar?


Para elaborar uma lista de compras dos equipamentos é necessário inicialmente definir quais os serviços serão oferecidos no seu estabelecimento. Cada tipo de atendimento requer instrumentos específicos para a sua realização. Como por exemplo esfigmomanômetro com estetoscópio, aparelho de teste rápido de glicemia, pistola para aplicação de brincos, insumos para aplicação e administração de medicamentos, refrigerador com controle de temperatura para armazenamento de vacinas, entre outros.


A estruturação da sala é parecida à de qualquer outro consultório de atendimentos de saúde, no qual é preciso conter no mínimo cadeiras para pacientes e farmacêutico, mesa, computador, impressora, maca e pia com armário. Importante sempre seguir a legislação sanitária específica ou aquela que melhor se aplicar.


É necessária a utilização de um Software Clínico?


Não é obrigatório, mais é essencial para um bom atendimento e acompanhamento do paciente. A utilização de um sistema automatizado e inteligente, auxilia, por exemplo, a padronização do atendimento clínico e farmacêutico e ainda dá a possibilidade de armazenar informações do paciente, facilitando o cruzamento ágil de dados que produzem insights mais completos e precisos para um posterior acompanhamento médico e também do farmacêutico.


Além disso, o rastreamento de saúde se torna um processo dinâmico: pacientes que apresentem sintomas de doenças, como estresse e depressão, podem passar pelo protocolo de perguntas pré-definidas no sistema, que acusa um nível de tendência para a patologia, ajudando no direcionamento do paciente ao diagnóstico médico e encaminhamento ao respectivo profissional de saúde para tratamento adequado.


O software clínico da Automatiza Sistemas fornece todo o suporte clínico e direcionamento no momento do atendimento do farmacêutico, além de fácil manuseio. O sistema é baseado em métodos comprovados cientificamente e diretrizes atualizadas, por isso fornece ao profissional muita segurança para executar a consulta.


No sistema é possível visualizar o histórico do paciente fazendo uma consulta personalizada, é permitido emitir uma declaração de cada serviço prestado, registro e impressão das prescrições, encaminhamento para outro profissional da saúde, gráficos de acompanhamento dos parâmetros medidos, uma agenda para organizar os horários de atendimento, entre outras ferramentas que facilita muito o trabalho e torna a consulta muito mais fácil e profissional. Com essa ferramenta é possível passar mais segurança e profissionalismo ao seu cliente, tornando a consulta mais séria e prazerosa


Como deve ser a decoração do consultório?


O ambiente de atendimento deve ser confortável e acolhedor, para que o paciente se sinta bem à vontade e sinta-se convidado a voltar mais vezes na consulta. Escolha cores que tragam tranquilidade e alegria ao cliente, e ao mesmo tempo combine com a sua farmácia.

O marketing também é importante, elabore materiais de divulgação do consultório farmacêutico e serviços que serão prestados na farmácia. Como por exemplo folders, panfletos, convites, artes para publicação em redes sociais entre outros.


O farmacêutico precisa de treinamento?

Os profissionais farmacêuticos formados antes de 2019, grande parte não teve formação clínica durante a graduação, mais nada que não possa ser resolvido com esforço e dedicação em cursos rápidos e estudos de prática clínica. Existem também serviços de consultoria como oferecidos pela equipe da Smart Consulta, que possuem profissionais especialistas para capacitação da sua equipe de farmacêuticos no atendimento. Agregar conhecimentos e competências clínicas e em gestão de serviços de saúde é fundamental para o profissional que irá atuar na área.


Necessário realizar evento de inauguração?


Quando você faz um evento de inauguração é uma forma de iniciar a prestação de serviço com chave de ouro. O objetivo é chamar atenção da população para os serviços de saúde que serão oferecidos na farmácia a partir dessa data, uma oportunidade para os clientes terem fácil acesso ao atendimento de um profissional de saúde habilitado.


No evento você pode oferecer algumas atrações para chamar atenção da população. Como por exemplo: lanche saudável, sorteio de brindes personalizados do consultório, atendimentos rápidos e gratuitos. Após cada consulta marque na agenda o retorno do paciente para uma consulta mais completa.


Outra prática interessante é divulgar a inauguração para outros profissionais de saúde, explicando a natureza do consultório farmacêutico como estabelecimento prestador de serviços de saúde e contribuição no acompanhamento do paciente para a equipe multidisciplinar, como médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, etc.


Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso siga também nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!


Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um consultor especialista para conhecer nossos serviços em Implantação de Consultórios e Sala de Vacinas.

Recomendados para você


O papel do farmacêutico no acompanhamento do paciente diabético






Tecnologias para consultório farmacêutico

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Consultoria em Consultórios e vacinas

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.
 

Escritório central

Rua Stª Maria 286, Stº Maria Mall , 

Sala 202, Montes Claros/MG

CEP: 39400-115

© Copyright 2018 FRANQUIA SMART CONSULTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS