Entenda o caso de meningite no Brasil. Epidemia ou influência da mídia ?

Atualizado: 19 de Ago de 2019




Sabemos que com o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais antenados às notícias e acontecimentos do dia a dia por meio dos jornais, TV, redes sociais e sites. A internet veio como grande aliada para as necessidades de informações rápidas e precisas. O único problema é que a gama de informações que recebemos nem sempre passa por uma filtragem de veracidade e comprovação, e acabamos compartilhando com amigos, familiares e conhecidos as chamadas “Fake News”. Com isso, pessoas menos informadas e leigas acabam sendo influenciadas por artistas, através da mais nova profissão chamada de “Digital influencers! Pasmem, pois já está virando profissão e pelo jeito que sociedade anda caminhando, é uma atividade que tem dado certo. Mas, o que esse tema tem a ver com Meningite no Brasil?

Recentemente veio aos canais de comunicação, a notícia do falecimento de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. A criança morreu de meningite meningocócica e não resistiu devido o quadro infeccioso no qual se encontrava. A meningite meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central, e infecção generalizada. As meningites bacterianas são as mais graves do ponto de vista clínico. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o meningococo apresenta os sorotipos: A, B, C, X, Y e W135 e a transmissão é por via respiratória. É uma doença considerada rara. Os sintomas da meningite incluem febre alta e repentina; dor de cabeça intensa e contínua, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e podem surgir pequenas manchas vermelhas na pele (se a meningite for causada pelo meningococo).

Após a notícia vinculada em todos os meios comunicações, casos de meningites vieram à tona em vários estados do país e a vacina para a erradicação da doença passou a fazer falta em laboratórios e postos, devido a grande procura. Em Goiás foram registrados em 2019, cerca de 18 casos confirmados de meningite, segundo a Secretária Estadual de Goiás. De acordo com o órgão, não há uma situação de epidemia em Goiás. Os dados do ano passado mostram que foram 213 registros, com 39 mortes. Em 2019, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 12 casos de meningite em Belo Horizonte, sendo um deles meningocócico, o mesmo que matou o neto do ex-presidente. Entretanto, até momento, não foi registrada nenhuma morte na capital mineira.

Uma semana após a morte do pequeno Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Lula, o balanço da comercialização de vacinas contra a meningite em Belo Horizonte , foi de um estoque de cerca de 500 doses de vacina esgotado em apenas três dias e aumento de até 300% na procura pelo medicamento. A tragédia promoveu uma corrida de pais aos laboratórios, onde os preços das vacinas variam bastante. No caso da mais procurada delas, do tipo meningocócica B, o valor vai de R$ 500,00 a R$ 597,00.

Diante disso, voltamos ao início da nossa discussão sobre como somos influenciados pelo meio que nos cerca. O pequeno Arthur, poderia ser um caso dentre os tantos registrados no país, mas, por ser neto de uma pessoa reconhecida nacionalmente e internacionalmente, veio a mídia com uma proporção gigante, levando a grande massa a procurar pelo serviço de vacinas nos postos e laboratórios. Do ponto de vista comercial e mercadológico, essa é uma excelente oportunidade de aumento no faturamento mensal. Do ponto de vista baseado em saúde, é uma alerta para uma possível epidemia.

No Brasil, vacinas conferem proteção contra os principais sorogrupos que causam a doença meningocócica, os tipos A, B, C, W e Y. Há uma vacina isolada para o grupo C (Vacina Meningocócica C), que é distribuída gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunização, destinada a crianças menores de 4 anos e adolescentes entre 12 e 13 anos. Além dela, há também duas vacinas que incluem os sorotipos ACWY (Vacina Meningocócica ACWY), disponíveis nas redes privadas de imunização. Uma delas indicada para bebês a partir de dois meses e a outra para crianças a partir de um ano. Também é possível ser imunizado contra a meningite B (Vacina Meningocócica B). Essa vacina é encontrada em clínicas privadas e é indicada para crianças a partir de três meses de idade.

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo. Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno. Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. Nem sempre há rigidez na nuca, e o teste não pode ser feito por um leigo apenas ao baixar a cabeça – só um médico pode avaliar o quadro corretamente. O diagnóstico "padrão ouro" ocorre pelo exame do líquor, líquido que banha o sistema nervoso. A cor do líquor já indica se a meningite é por bactéria ou vírus.

É preciso ver oportunidades diante das dificuldades, visto que, vacinas é um setor que oferece rentabilidade para quem investe. O momento é excelente para investir no ramo, principalmente após a resolução da ANVISA nº 197 e a RDC nº 654 do Conselho Federal de Farmácia que autoriza a sala de vacinas em farmácias e resguarda do profissional farmacêutico quanto a aplicação da mesma. A Franquia Smart Consulta, oferece aos gestores de farmácias uma oportunidade única para implantação da sala de vacinas e colocá-los no mercado como referência em saúde. A empresa que já implantou cerca de 62 consultórios farmacêuticos em várias regiões do Brasil, entrega a sala de vacinas totalmente pronta, com todos os recursos necessários, desde o imobiliário, até o treinamento dos colaboradores da empresa. Quer saber mais sobre como implantar uma sala de vacinas em sua farmácia? Entre em contato com a Smart Consulta e saiba como.


André Rivaldo | Graduando em Farmácia | Consultor de Marketing


0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Consultoria em Consultórios e vacinas

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.
 

Escritório central

Rua Stª Maria 286, Stº Maria Mall , 

Sala 202, Montes Claros/MG

CEP: 39400-115

© Copyright 2018 FRANQUIA SMART CONSULTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS