Farmácias começam a vender autoteste para detecção de covid-19

Atualizado: 4 de abr.

FARMÁCIAS COMEÇAM A VENDER AUTO TESTE PARA COVID19


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi autorizada o uso de auto testes de Covid-19 através da Resolução-RE nº 533, de 17 de fevereiro de 2022. Com essa autorização é possível que população faça o teste em suas residências sem a necessidade de deslocamento até a farmácia ou uma unidade de atendimento, o que de fato contribuí no rastreamento e controle de contágio do vírus.


No Brasil, onde os casos acumulados ultrapassaram 28 milhões em 2022, segundo a Equipe de Epidemiologia da Covid-19, é responsabilidade de cada cidadão fazer sua parte nesta nova fase.


ENTENDA AS RECOMENDAÇÕES PARA USO DO AUTO TESTE COVID19


Faça uma auto avaliação já que para utilização do teste é necessário que seja feito entre o primeiro e sétimo dia depois do início dos sintomas. Vale relembrar que os sintomas podem ser: febre, tosse, dor de garganta, coriza e dores no corpo. Caso não tenha sentindo nenhum desses sintomas descritos, mas teve contato com uma pessoa contaminada ou com sintomas parecidos, é necessário aguardar 5 duas para realização do teste.


Outro fator que devemos prestar atenção é que somente testes aprovados pela ANVISA é que podem ser comercializados. Até o momento somente 09 são autorizadas. Sendo elas:


https://consultas.anvisa.gov.br/#/dossie/

Vale ressaltar também que o auto teste não é um atestado médico e serve apenas como rastreamento. Caso necessite de um atestado será necessário procurar ajuda médica.




QUANDO NÃO USAR O AUTO TESTE COVID19

  • Falta de ar

  • Baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%)

  • Cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios)

  • Letargia (sono profundo)

  • Confusão mental

  • Sinais de desidratação


O QUE FAZER EM CASOS DE POSITIVO E NEGATIVO?


  • Em casos de positivo, você deve evitar a contaminação de outras pessoas se isolando imediatamente, avisar pessoas que você manteve contato nos últimos dias. Oriente - os fazer também o teste.

  • Se após o quinto dia de isolamento não houver febre por mais de 24 horas, ou se não houver problema respiratório e o resultado do autoteste for negativo, o isolamento poderá ser suspenso.

  • Continue usando máscaras, higienize as mãos com álcool em gel e evite contato com as pessoas.

  • Se o resultado for positivo após o quinto dia, deve-se isolar até o décimo dia, contando a partir do primeiro dia de sintomas percebidos, e fazer novo teste no sétimo dia. Se ainda positivo, deve ser repetido no décimo dia de isolamento.

  • Pode ocorrer também um falso negativo, caso venha a sentir algum sintoma mesmo após o teste ter dado negativo, procure atendimento médico.

  • Em casos específicos de falso positivo pode ocorre se seu organismo apresentar uma reação inespecífica às substâncias que compõem o teste ou com a solução reagente, não tendo qualquer relação com a carga do vírus detectada.


FARMÁCIAS VENDERÃO AUTOTESTES?


A resposta é sim, desde que a mesma esteja licenciada pelos órgãos de vigilância sanitária. Outro fator importante é que vender os auto testes por meio de redes sociais e plataformas virtuais é caracterizada como prática irregular.


Escrito por: André Rivaldo - Consultor Farmacêutico


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo