Nutracêutico e o papel do farmacêutico na prescrição

Atualizado: 19 de Ago de 2019


Atualmente o ramo de Nutracêuticos e alimentos funcionais, vem demonstrando um aumento constante e significativo no Brasil. Segundo um relatório da Marketsand Markets o mercado de Nutracêuticos atingirá a economia uma faixa de U$33,6 bilhões em 2018. A taxa de crescimento em estimativa é de 7,2% ao ano; (de 2013 a 2018). Para farmacêuticos que atuam nesta área a noticia é de comemoração.


A prescrição farmacêutica é uma atribuição clínica do farmacêutico e consiste na seleção e documentação de terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções em saúde, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. O ato da prescrição pode ocorrer em diferentes estabelecimentos farmacêuticos, consultórios, serviços e níveis de atenção à saúde, respeitando sempre a privacidade do paciente. O papel do farmacêutico na prescrição de Nutracêuticos é de suma importância, mas, para isso é necessário que o farmacêutico se prepare para o mercado e busque conhecer bem os produtos para sua boa atuação. É preciso ainda, realizar uma anamnese completa e precisa na busca de fidelização do cliente no primeiro contato, outro fato importante é que o farmacêutico deve buscar conhecer a realidade do cliente a fim de prescrever conforme as condições e acessibilidade do mesmo, orientando – o quanto a forma de utilização dos Nutracêuticos e o modo de preparo de cada produto. E por fim, buscar agendar com o cliente um retorno, de modo que haja um acompanhamento ao quadro daquele paciente.


Diante do atual cenário você deve está se perguntando qual público o farmacêutico irá prescrever? Segundo o Instituto de ciência, tecnologia e qualidade (ICTQ). “Esse mercado possui inúmeras possibilidades e uma grande variedade de produtos, por isso, cabe entender a necessidade do cliente para fazer a melhor prescrição”, mas, já podemos adiantar que o farmacêutico pode prescrever aos atletas que fazem atividade física e querem melhorar a performance corporal e alimentar, a idosos e pessoas que precisam suprir a falta de vitaminas apresentada no momento da consulta farmacêutica. Orientação aos pais sobre como devem agir com relação aos suplementos prescritos por médicos. Mulheres grávidas quando fazem uso de vitaminas e Crianças em fase de amamentação que precisam utilizar leites adquiridos em farmácias e drogarias.


Desse modo compete ao farmacêutico selecionar a melhor terapia ou intervenção de acordo com as necessidades elencadas pelos clientes.


O papel o farmacêutico na prescrição não visa tomar o espaço de nenhum outro profissional no mercado e sim contribuir para o aperfeiçoamento e melhora no quadro de saúde dos pacientes.



André Rivaldo | Consultor de Marketing

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Consultoria em Consultórios e vacinas

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.
 

Escritório central

Rua Stª Maria 286, Stº Maria Mall , 

Sala 202, Montes Claros/MG

CEP: 39400-115

© Copyright 2018 FRANQUIA SMART CONSULTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS