O papel do farmacêutico no acompanhamento do paciente diabético



A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o diabetes uma epidemia que atinge todo planeta em função do crescimento, nas últimas duas décadas, no número de portadores dessa patologia. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o diabetes (tipo 1 e 2) atinge 10 milhões de pessoas, e são notificados cerca de 500 novos casos por dia.

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, é comemorado em todo o planeta, com ações para intensificar a prevenção e levar informações sobre cuidados e como meta chamar a atenção para a importância dos cuidados como: o controle da alimentação e a prática de atividades físicas.

O tratamento do Diabetes requer uma equipe multidisciplinar constituída por médico, nutricionista, Educador físico, psicólogo, enfermeiro e também o farmacêutico, pois este profissional está apto para fazer muito mais do que simplesmente dispensar medicamentos.

O grande número de farmácias e drogarias existentes no Brasil, a frequência com que o paciente diabético vai até a farmácia e a facilidade em ser atendido por um profissional da área de saúde, coloca o farmacêutico na linha de frente e com um papel fundamental no tratamento do diabetes.

O farmacêutico pode fazer a diferença, pois se encontra bem posicionado para aconselhar e educar seus pacientes sobre o controle do diabetes e a prevenção, ele é o primeiro a ver uma pessoa com, ou em risco de desenvolver diabetes, identificando os pacientes de alto risco (histórico familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão) e orientando-os a buscar o médico para um diagnóstico precoce.

O farmacêutico pode também através de softwares clínicos, acompanhar e monitorar os parâmetros bioquímicos destes pacientes encaminhando-o a outros profissionais de saúde, que fazem parte da equipe multidisciplinar, quando necessário.

Exercendo o papel de Educador em Diabetes, este profissional poderá capacitar o paciente diabético a gerir melhor o seu controle, através do autocuidado tais como orientando-os nas melhores práticas de uso correto das medicações e equipamentos como glicosímetros e dispositivos para aplicação de insulina como canetas e seringas. O simples fato de fazer um teste de glicose capilar sem que tenha feito uma higienização correta das mãos, pode levar a resultados irreais, que consequentemente levam a doses de insulinas não adequadas para o momento, gerando um descontrole glicêmico.

Mesmo não sendo um profissional da área de nutrição, o farmacêutico pode dar as orientações dietéticas básicas, fazendo com que este paciente tenha uma alimentação mais saudável e balanceada. Na mesma linha, pode-se também orientar e incentivar este paciente à pratica de atividade física, que aliada a alimentação equilibrada e ao tratamento medicamentoso prescrito pelo médico, são os pilares para uma vida saudável mesmo com diabetes.

O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.

Implantar a prática de Atenção Farmacêutica com qualidade é um longo caminho ainda a percorrer, mas que com força, determinação e conscientização tanto da parte dos farmacêuticos, quanto dos multiprofissionais da área da saúde e até mesmo do paciente, chegaremos mais além.


0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Consultoria em Consultórios e vacinas

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.
 

Escritório central

Rua Stª Maria 286, Stº Maria Mall , 

Sala 202, Montes Claros/MG

CEP: 39400-115

© Copyright 2018 FRANQUIA SMART CONSULTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS