Serviços farmacêuticos no balcão: pode ou não ?

Atualizado: 19 de Ago de 2019



Nos últimos anos, o conceito Consultório Farmacêutico vem crescendo e tomando forma. Farmácias e drogarias em todo Brasil passaram a dispor de um ambiente personalizado e estruturado exclusivamente para o atendimento de pacientes pelo farmacêutico.


O que antes limitava se apenas ao serviço realizado no balcão, agora com as novas resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o advento da Lei nº 13.021/14, fizeram com que o farmacêutico conquistasse uma nova autonomia em seu âmbito profissional, entre elas a prescrição de medicamentos.


Contudo, toda essa novidade em serviços, fez surgir a necessidade de um ambiente estruturado e que atenda com excelência a realização dos atendimentos esperados. Dessa forma, é necessário que haja uma infraestrutura desenvolvida para receber o paciente com conforto, qualidade e economia.


E através das legislações vigentes, como a Resolução RDC n° 50 de 21 de fevereiro de 2002 e Resolução - RDC n º 44, de 17 de agosto de 2.009, que obtemos parâmetros para a elaboração física do Consultório Farmacêutico, onde serão determinados: de qual maneira deverá ser realizada a climatização do ambiente, limites mínimos de área do consultório, tal como a acessibilidade e disposição do mobiliário no local.


A partir do cumprimento de tais normas tem-se as condições mínimas necessárias para a obtenção da aprovação da Vigilância Sanitária e conseguinte a permissão para a realização do projeto.


Observa se que a população que necessita dos serviços de Saúde Pública, precisa de um suporte para suprir as dificuldades encontradas no mesmo, que vão desde processos demorados, até mesmo a falta de médicos, logo o Consultório Farmacêutico veio para ser um diferencial em assistência à saúde, unindo a peculiaridade dos serviços com uma infraestrutura primorosa. É importante também que haja conforto para o paciente, por isso o mesmo dispõe de um ambiente climatizado, limpo, organizado, com tecnologia e equipamentos para melhor atendê-los e uma estrutura desenvolvida exclusivamente para melhor qualidade de vida dos usuários.


Portanto, esse novo conceito em assistência, traz uma nova perspectiva no atendimento à saúde. Indubitavelmente, as relações entre farmacêutico e paciente fortalecem diariamente estreitando se os laços, mas nunca intervindo na ação dos médicos, e sim intercalando a relação entre ambos.


Alexandre Macedo | Engenheiro Civil


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