Software para consultório farmacêutico, o que é necessário conter?

Importante que em qualquer âmbito de atendimento ao paciente, tenha um software que atenda a demanda do profissional. Quando se tem um consultório farmacêutico isso não poderia ser diferente, um software para registro e atendimento é essencial.


Com o avanço da farmácia clínica no varejo farmacêutico e o aumento exponencial de consultórios farmacêuticos em farmácias e também em formato independentes, a demanda de serviços farmacêuticos vem sendo ofertada de maneira variada, sendo necessária a utilização de um sistema para registrar e administrar essa demanda.


Nesse cenário, o profissional farmacêutico está vivendo uma grande oportunidade de crescimento da farmácia clínica no Brasil, valorizando cada vez mais o farmacêutico perante a sociedade, e com isso é necessário profissionalismo para proporcionar uma experiência inovadora para a população.

No presente artigo vamos mostrar como escolher um software que atenda todas essas demandas para essa nova era do farmacêutico clínico.


Software que auxilia o profissional no plano de cuidado do seu paciente


A falta de informação para tomadas de decisões pode ser um problema para os farmacêuticos inexperientes no atendimento. Ainda assim, precisam garantir que os serviços prestados sejam realizados de acordo com protocolos e diretrizes comprovados cientificamente. Com auxílio de um bom software é fácil contornar esses obstáculos no início dos atendimentos.

O sistema para consultório farmacêutico também ajuda a obter uma gestão completa para o seu negócio. Em outras palavras, garante: agilidade, qualidade e segurança no atendimento ao paciente.


Tecnologia a favor dos farmacêuticos


O sistema no consultório deverá permitir que o profissional tenha um menu de serviços padronizados. Juntamente com prontuários eletrônicos e algoritmos inteligentes que facilitam e guiam o atendimento farmacêutico. A tecnologia deverá permitir que o profissional crie ao longo dos serviços realizados um banco de dados para continuidade dos atendimentos. E também a verificação do rastreamento em saúde do seu cliente através das suas intervenções farmacêuticas.


A seguir, é interessante conter no software abas de anamneses clínicas, e anamneses farmacêuticas. A queixa e o histórico de saúde pregressa do paciente são essenciais registrar e analisar na consulta antes de qualquer intervenção do profissional.


Emissão de relatórios


O software também deve gerar relatórios e gráficos assertivos que permita o acompanhamento de resultados. Por exemplo, um paciente que realiza o teste de glicemia periodicamente no seu consultório, o registro desses dados no sistema e a representação desses resultados em um gráfico irá permitir que o profissional visualize melhor quanto a glicemia do seu paciente está oscilando, com essa análise será possível fazer suas orientações de forma mais assertiva e/ou encaminhamento para um especialista.


Outro ponto importante é a organização dos atendimentos em uma agenda inteligente, pois com isso é possível planejar seus atendimentos e afazeres diversos, também irá permitir que o farmacêutico possa fazer a prospecção dos clientes que por algum motivo se ausentaram. Como por exemplo, pais que vacinaram seus filhos e esqueceram de ir à farmácia para aplicar a segunda dose da vacina do seu filho.


Para o serviço de vacinação é importante conter


No serviço de vacinação é necessário que o software utilize como referência os dados necessários conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), pois são os órgãos que estabelecem os procedimentos e registros que devem ser realizados no serviço de vacinação, bem como definem o calendário de vacinação da população brasileira.


Importante o sistema do consultório possuir ferramentas que possibilite a exportação de dados para o SI-PNI. Esse processo é fundamental para fornecer as informações necessárias para acompanhamento da situação vacinal brasileira. Assim como, de quem está fazendo parte da cobertura nacional de imunização no país.


Enfim, podemos citar que é essencial também o software conter indicadores, pois, é preciso conhecer onde estão as oportunidades de crescimento e alcançar de maneira personalizada os resultados que são importantes no seu empreendimento.


Segundo depoimento da farmacêutica clínica Dra. Gabriella Carneiro “O software usado em meu consultório é o Automatiza Sistemas. Um dos benefícios é a agilidade no atendimento e a geração automática das declarações de serviços farmacêuticos. O sistema é bem completo, tem o histórico dos atendimentos dos pacientes, possibilita fazer encaminhamentos para outros profissionais, solicitação de exames e prescrição farmacêutica.”


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