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Tecnologias para consultório farmacêutico

Updated: Aug 19, 2019



De vento em popa em plena crise, o setor farmacêutico brasileiro não se deixa levar pelo conformismo e já mira no futuro para seguir crescendo. além do produto principal, o medicamento, as grandes redes de farmácias querem realizar serviços como rastreamento de riscos a doenças, acompanhamento do tratamento de clientes por farmacêuticos e aplicação de vacinas.

Essas novas perspectivas profissionais foram consolidadas com as novas resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o advento da Lei nº 13.021/14. Anteriormente limitados ao atendimento nos balcões das farmácias, com essas mudanças, os profissionais viram surgir, finalmente, a expansão de sua área de atuação através do Consultório Farmacêutico.

Tais diretrizes permitem que o farmacêutico seja coadjuvante no tratamento de clientes, desafogando, inclusive, as grandes filas de hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Dando suporte aos tratamentos, os Consultórios de farmácia propiciam a realização de ações preventivas e de acompanhamento de saúde sem a intenção, claro, de substituir a prática médica e fins de diagnósticos.

Com o crescimento do setor, que é altamente regulamentado, a tecnologia torna-se indispensável, uma vez que traz contínuas inovações e maior assertividade em todo o processo.

Os benefícios se estendem para toda organização. Ao gerar e unificar informações estratégicas, a tecnologia aumenta o nível de competitividade das empresas, eleva o nível de governança e as prepara para novas oportunidades de mercado, em âmbito nacional.


Software Clínico e de Gestão

A franquia de Consultório Farmacêutico SMART CONSULTA trabalha com sistemas de alta tecnologia e qualidade. O software de clínica e o de gestão foram desenvolvidos pela AUTOMATIZA SISTEMAS para atender todas as necessidades do segmento de farmácias e drogarias, garantindo a direção eficaz e possibilitando o crescimento dos atendimentos, de forma simples e planejada, integrando soluções que otimizam os resultados, elevando a produtividade e unificando os canais de vendas físicos e digitais, além de atrair mais clientes e aumentar o faturamento.

Há tecnologias para saúde repletas de novidades que poucos ainda conhecem. Dentre estes, destacam-se os softwares de ponta, a exemplo de sistemas integrados que facilitam o acesso a dados com segurança, e em outros dispositivos, como tablets e smartphones. O avanço em tecnologias para saúde permite isso: conexão a informações que o Consultório necessita, em qualquer local do planeta, a partir de um aparelho conectado à internet.

O software clínico é uma ferramenta que se tornou essencial no meu trabalho, pois o mesmo me fornece todo o suporte clínico e direcionamento no momento do atendimento, além de fácil manuseio. O sistema é baseado em métodos comprovados cientificamente e diretrizes atualizadas, por isso nos fornece muita segurança para executar o serviço farmacêutico. No sistema eu consigo visualizar o histórico do meu cliente fazendo uma consulta personalizada, é permitido emitir uma declaração de cada serviço prestado, registro e impressão das prescrições, encaminhamento para outro profissional da saúde, gráficos de acompanhamento dos parâmetros medidos, uma agenda para organizar os horários dos meus clientes, entre outras ferramentas que facilita muito meu trabalho e torna a consulta muito mais fácil e profissional. Com essa ferramenta eu consigo passar mais segurança e profissionalismo ao meu cliente, tornando a consulta mais séria e prazerosa” diz a farmacêutica clínica Fernanda Afonso cliente da Smart Consulta.

Em pouco tempo sistemas integrados com essas funcionalidades passaram a ser desenvolvidos por especialistas que entendem dos desafios presentes na rotina de um Consultório Farmacêutico. O que possibilitou um encurtamento da distância das tecnologias de saúde, no campo da gestão desses estabelecimentos, em relação a outras soluções tecnológicas focadas em áreas diferentes, como o financeiro e o jurídico, por exemplo.


Dispositivos Tecnológicos

Com diversas farmácias e farmacêuticos pré-cadastrados, o aplicativo em telefone permitirá que pacientes solicitem o atendimento com o profissional por meio de dispositivos móveis e de acordo com a sua localização. Adequar-se à nova realidade tecnológica é imprescindível, já que são as novas formas de se relacionar e contactar profissionais que possibilitam o acesso simples entre pacientes e prestadores de serviços.

A comodidade é um dos valores da sociedade contemporânea e um dos maiores diferenciais diante da concorrência. Seja para solicitar orçamento de remédios ou para a prescrição de medicamentos, o acesso via aplicativo promete revolucionar a área da farmácia e a relação entre o paciente e o profissional. Isso promete ser um facilitador tanto para o paciente, que receberá atendimento de qualidade, de forma acessível e rápida, quanto para o profissional de farmácia, que terá a chance de mostrar para a população todas as potencialidades da profissão.


Inovação em equipamentos de saúde

Outra grande ferramenta tecnológica que auxiliam os farmacêuticos assumirem o papel de incentivar o paciente a acompanhar seus indicadores biológicos já existe, são os equipamentos e dispositivos para testes rápidos que permitem a leitura instantânea de diversos dados sobre inúmeras patologias.

A tecnologia e os testes rápidos são chamados como Point of Care (termo em inglês par o diagnóstico portátil), ou seja, equipamentos e dispositivos que permitem a realização de exames fora do ambiente convencional de um laboratório. Geralmente, esses exames requerem uma pequena amostra de material: sangue capilar (ponta de dedo).

Os testes rápidos fornecem uma ampla gama de ferramentas para a assistência farmacêutica, permitindo que o Consultório possa atuar para desafogar os gargalos da saúde. Mais do que isso, a praticidade desse tipo de exame traz vantagens no entendimento epidemiológico de doenças, chegando a pacientes assintomáticos que não se preocupariam em realizar um exame em curto ou médio prazo, transformando desinformação em informação. Graças a um resultado rápido o cliente pode procurar o apoio de um médico especialista, sem necessariamente passar pela rede de pronto-atendimento sobrecarregada. Outras vantagens dessa inovação é a redução de preços dos exames, maior acessibilidade e eficiência, fácil execução em campo, leitura e interpretação simples.

Já os testes laboratoriais convencionais são operacionalmente mais complexos, requerem profissionais especializados em laboratório, infraestrutura física e máquinas apropriadas. Além disso, o prazo para entrega dos resultados desses testes quase sempre é muito longo, enquanto os teste-rápidos não levam mais do que 10 minutos.

Segundo Vinícius Pereira, farmacêutico e CEO da Eco Diagnóstica, “os atendimentos nos Consultórios Farmacêuticos não trazem benefícios somete para redes e drogarias, em fidelizar os clientes e chamá-los para dentro das farmácias. Atualmente, os clientes esperam 1,2 dias até uma semana para recebem os resultados de testes simples se forem em laboratórios de Análises Clínicas. Com o uso de novas tecnologias, como os testes rápidos por fluorescência, os pacientes podem receber os resultados em 05 minutos! E o mais importante, utilizando a mesma tecnologia, ou a mesma qualidade do resultado de um laboratório comum. ”

A grande aposta dos laboratórios farmacêuticos no quesito da tecnologia Point of Care é o monitor de colesterol, que de imediato mostra os resultados de exames de risco cardíaco, colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de alta densidade (HDL) e triglicerídeos. Este é o equipamento mais moderno de aferição de colesterol disponível no Brasil e só necessita de uma tira para obter os resultados.

Outra grande inovação é o glicosímetro de alta precisão que utiliza apenas uma gota de sangue para revelar o resultado de glicose no sangue em 10 segundos. O aparelho monitora níveis entre 10 e 600 mg/dL, tem memória com data e hora para 300 testes e calcula automaticamente as médias dos resultados para 7, 14 e 30 dias. Além disso, a nova tecnologia tem cabo USB para conexão com o computador dos pacientes.

Para fortalecer as ações de controle, monitoramento e assistência à sífilis no país desenvolveram em um teste moderno, que associa exames treponêmicos e não treponêmicos num mesmo produto, utilizando proteínas altamente específicas para detectar a infecção, com todos os benefícios da tecnologia.


O Consultório do futuro

A busca da Tecnologia e Inovação é fator de sucesso para o Consultório Farmacêutico. Um estabelecimento não garante sucesso apenas com produtos em evidência, deve estar atenta às tendências do mercado, às exigências dos clientes, à concorrência e às necessidades do público que deseja atingir.

O processo de busca pela tecnologia e inovação deve fazer parte do planejamento de uma empresa. Usar a tecnologia a favor da praticidade, organização e agilidade do seu Consultório Farmacêutico é realmente a opção mais inteligente e o caminho mais promissor a se seguir atualmente.


Débora Santos | Farmacêutica